Uncategorized

Sociedade educada teme viés heterodoxo de Serra e Dilma

Eu me pergunto sobre o porquê de as pessoas não lerem esta manchete (acima) ao invés desta. Ok, é óbvio que a pesquisa foi feita entre os que realmente trabalham com o seu dinheiro. Corrija-me se estiver incorreto, mas todos os que aplicam no mercado financeiro, poupam, enfim, trabalham com ativos que rendam juros maiores do que zero (o caso da moeda é a única exceção, obviamente), se preocupam em entender como funciona a economia para minimizarem o risco de (suas próprias) perdas.

Logo, se você é um poupador que administra seus recursos, você não perde em entender economia melhor. Se você é um funcionário do banco e aplica o dinheiro dos outros, idem. Em ambos os casos, você deveria se preocupar com o viés de Serra, Dilma ou de qualquer outro político. Se o viés é heterodoxo ou não é uma discussão até enganadora porque muito economista pterodoxo tem uma retórica afiada (ou um modelo matemático bonito, mas inútil) e aí reside o perigo.

A cada dia que passa percebemos que o capital humano das pessoas no entendimento da economia melhora. Mas melhora lentamente. Muito aos poucos aprendemos a punir políticos seguidores da pterodoxia. Em outras palavras, você não vê muita gente inteligente, hoje, defendendo a volta da inflação ou o congelamento de preços. Aprenderam da pior forma possível, no laboratório dos anos 80 que foi a economia brasileira. Aliás, este sofrimento poderia ter sido evitado se tivessem estudado mais a economia não-pterodoxa. Mas seria um mundo 100% melhor? Óbvio que não porque a diferença fundamental entre a pterodoxia e a economia é que a segunda é uma ciência, logo, em constante evolucão. A primeira é um poço de lama de onde saem consultores de má qualidade, formuladores de política ruins, gente que não conseguiria emprego no setor privado facilmente (dependendo do grau de competição do sub-setor do setor privado no qual pede um emprego, até consegue).

O mercado financeiro é composto de seres humanos, imperfeitos (veja aí a crise e blá-blá-blá), mas são eles, supostamente, que sabem o que você deve fazer com seu dinheiro. Em outras palavras: se você estuda mais e decide sua carteira de investimentos, você também é “mercado financeiro”, colega. Se é o caso, comece a pensar seriamente nas eleições.

Um comentário em “Sociedade educada teme viés heterodoxo de Serra e Dilma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s