Uncategorized

O governo brasileiro apóia quem desrespeita a lei?

Então um presidente rasga a Constituição, é deposto pela própria Corte Suprema e, na ausência da figura do impeachment, é exilado. Ok, pode-se fazer vista grossa à interferência de Chávez – com aquelas urnas fraudadas – mas, mesmo assim, Zelaya é um problema. Aí o Daniel Piza dá a cartada de mestre nos “torcedores” (não analistas, torcedores) da política externa brasileira. Sua pergunta, na coluna de hoje, é:

Por mais que tenha sido Chávez o articulador da volta de Zelaya a Honduras e seu refúgio na embaixada brasileira, e por mais que o presidente deposto tenha tentado agir contra a democracia ao convocar plebiscito depois de ver que seu candidato à sucessão não seria eleito, o fato é que o golpista é Micheletti e o Brasil pode ajudar na recondução do país à legalidade. Só não pode fazer papel do “grandão bobo” e deixar de exigir que Zelaya cumpra a Constituição.

Já notou, leitor, que o Itamaraty nunca se pronunciou sobre o tema?

p.s. a coluna dele, hoje, está, inclusive, ótima. A crítica aos “torcedores” da administração da Silva é equilibrada, educada e muito bem escrita. Fiquei com inveja do poder de síntese do Daniel.

p.s.2. outra crítica interessante à administração da Silva aqui.

Um comentário em “O governo brasileiro apóia quem desrespeita a lei?

  1. Puxa, eu não poderia discordar mais do Daniel. Honduras não se encontra na ilegalidade. Zé Laia tentou violar a constituição e sofreu as consequencias lá previstas. Se há algo que o Brasil pode fazer é oferecer asilo para o bigodudo aqui e não deixar ele ficar arquitetando suas tramóias de dentro da nossa embaixada. Resumindo, tudo até agora está dentro da ordem legal hondurenha. Logo, ao chamar o governo atual de golpista, Daniel está fazendo coro com os mesmos que querem mergulhar o pequeno país na ilegalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s