Uncategorized

Por que pterodoxos só contam até 20?

Existem uns experimentos muito interessantes sobre como os animais percebem quantidades. O desenho é em geral da seguinte forma. Suponha que estamos tratando de macacos. Macacos gostam de banana, então, se um macaco pode escolher entre duas caixas cheias de bananas, ele vai escolher a caixa que tenha mais bananas. Então os cientistas pegam caixas diferentes que o macaco consiga identificar e coloca quantidades diferentes de banana em cada uma, de maneira que o macaco veja quantas bananas estão sendo colocadas. Depois, o cientista permite que o macaco escolha uma das caixas.

O resultado é que diferentes animais sabem “contar” até 3. Ou até 5. Ou até 7. Mas nunca até 21, por exemplo. O que acontece é que quando o macaco vê duas bananas sendo colocadas em uma caixa e uma banana sendo colocada na outra, ele sabe que 2 é maior do que 1. Mas quando ele vê 12 bananas sendo colocadas em uma caixa e 23 em outra, pra ele as duas quantidades são simplesmente “muitas ba[na]nas”, e ele não consegue lembrar, ou saber, qual é maior.

Pronto. Finalmente uma justificativa real (não apenas nominal) e de curto e longo prazo (mortos ou não, os pterodoxos são os mesmos) para a barreira (mental) à entrada dos números naturais (e reais) na cabeça dos economistas-de-porta-de-cadeia.

Contudo, não façam pouco caso desta gente. Uma das minhas recentes leituras, pensada justamente para um trato mais adequado com os selvagens, é o “Troglodita é você” do (francês) Michel Raymond. Isto mostra que eu me preocupo em adequar meus modelos (de bate-papo) às realidades de cada um, ao contrário da “teoria ortodoxa” (segundo os próprios pterodoxos).

Sou ou não sou um cara bacana com os que nos atacam com pedras, paus e tacapes? Nem saco o revólver e nem me faço de divindade diante dos urros guturais da galera.

Bom humor é isso. O resto é debate plural entre pessoas que pensam igual.

Anúncios

Um comentário em “Por que pterodoxos só contam até 20?

  1. sobre o número mágico 20, é possível que os macacos tenham ao todo 20 dedos, e que usem os dedos como “aliases” para objetos reais, daí a coisa não passar de 20

    o que não seria surpreendente, já que nosso sistema decimal provavelmente vem do fato de termos 10 dedos nas mãos (se fôssemos espertos como os macacos, talvez usássemos os dedos dos pés tb, se essa for a teoria)

    outra coisa curiosa é que é muito comum entre os índios a contagem ser do tipo “1,2, muitos”, onde “muitos” é o que ele não dá conta de contar. Provavelmente, há semelhanças nos processos mentais. (note que não estou chamando índio de macaco, mas ser humano de parente do macaco, o que de fato todos somos)

    será que sem educação formal, contaríamos todos até 2 e o resto seria “muitos”? Isso explica o sucesso dos prêmios “top of mind”, onde como dizia o highlander, “só pode haver um” 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s