Uncategorized

Vem novo “apagão” por aí?

Veja o resumo desta dissertação:

“PROJEÇÕES PARA A DEMANDA POR ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL, 2006-2015”
SIDIMAR QUEZADA LEITE

RESUMO

Projetamos a demanda por energia elétrica para o Brasil para o período de 2006 a 2015. As projeções são geradas de duas formas. Primeiro, estima-se a demanda por energia elétrica com base num modelo de correção de erros. Utilizando este mesmo modelo foram calculadas as elasticidades renda e preço da demanda por energia elétrica. Segundo, estimamos a demanda por energia elétrica com base num modelo ARIMA. Nossas estimativas sugerem que a energia elétrica não será um gargalo para o crescimento da economia brasileira para este período da análise.

Comentários? Eu faço um único: qualquer aluno de Econometria II esperto dará uma boa olhada nesta dissertação porque o autor é bem didático em suas explicações. Ah sim, sobre o “apagão”, o problema é localizado…em 2009. Entretanto, com os possíveis impactos de uma crise mundial, talvez estejamos a salvo.

A prova do modelo do autor é: será que ele apostaria sua grana em sua previsão? Esta, para mim, é a melhor prova de que um modelo funciona. Mas deixe de lado este meu critério rigoroso e aprecie o trabalho. 

O bacana, acho, é o aspecto prático da dissertação: a pergunta é relevante para a economia brasileira e o autor fez sua contribuição. Se ele está correto, claro, várias implicações de política econômica surgem e podemos compará-las com o que tem sido feito. 

Eis aí a essência da prática econômica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s