Eis aí um bom exercício para os alunos de Ciências Econômicas. Com o livro-texto de Varian, pode-se pensar na notícia acima com a equação de Slutsky comum (cap.8) ou com dotações (cap.9, 10). Se você ler toda a notícia, poderá construir várias explicações teóricas do ponto de vista do consumidor, do gerente, do sujeito que compra os produtos para que o supermercado possa vendê-los, etc.
Outra interessante parte desta notícia é a consideração da expectativa do preço como variável o que, claro, é fácil de analisar também. Basta um pouco de massa cinzenta.
Interessante mesmo…
Também lembrei da Teoria da Renda Permanente, do Friedman. Me parece que a expectativa de renda futura caiu (considerando verdadeira a hipótese levantada pela reportagem de que a renda atual não sofreu alteração), e os consumidores ajustaram o consumo atual de acordo com a (nova) renda permanente, ajustada pelos fluxos futuros esperados mais baixos.
tá certo ou “viajei”?