Uncategorized

Mecanismo de votação

A JBN-TV, emissora de programas nipo-brasileiros, lançou um programa muito interessante para os apreciadores de Karaokê: “Viva karaokê”. 

O programa consiste da apresentação de cantores que, geralmente, cantam uma estrofe da música e são julgados por uma banca de seis jurados. 

No início do programa, após cada apresentação, perguntava-se a nota para os membros da banca da seguinte forma: 

1. o sujeito canta

2. a banca começa a dar notas da esquerda para a direita

3. outro sujeito canta

4. a banca começa a dar notas da direita para a esquerda.

Há, também, sempre um jurado que opina sobre o desempenho do candidato. Nem sempre os jurados são todos “professores” (entende-se, aqui, professores como professores de canto, comuns no meio da colônia nipo-brasileira). Havia, nos primeiros programas, um jurado que era convidado, a despeito de não ensinar técnicas vocais para canto.

Pois bem. Após algum tempo você observa que alguns professores são mais específicos em seus comentários, denotando um conhecimento provavelmente maior do que o de outros. 

Aí vem a parte engraçada. De alguns programas para cá, a ordem sempre começa no mesmo professor e segue para os outros jurados…e a nota oscila menos. Em outras palavras, os jurados parecem adotar o comportamento de minimizar a variância da nota ancorando-se na opinião do primeiro jurado. 

Talvez seja o primeiro jurado o mais entendido no assunto, talvez seja insegurança, mas a pergunta que fica é: se ele é o melhor qualificado e os outros desejam segui-lo, por que não ficamos com apenas o melhor jurado na banca julgadora? 

Curiosidades para passar o tempo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s