Uncategorized

Conceitos pterodoxos – I: “déficit técnico”

Ilan fala sobre a economia brasileira e sobre o bizarro termo acima citado. Termina seu artigo assim:

Em suma, a economia brasileira não conseguiu desacoplar-se do resto do mundo. A queda do PIB do final do ano passado foi severa e tem implicações sobre o crescimento deste ano. A “herança estatística” é uma queda adicional do PIB neste primeiro trimestre do ano e um carry negativo de 1,5% para o ano. Mesmo com uma recuperação saudável no segundo semestre deste ano, prevemos que a economia deva ainda retrair-se em 2009 um pouco além de 1%.

Será que ele tem razão? Tudo depende de como o PIB reage às crises e às políticas econômicas de curto prazo. Conversamos eu e o Erik (Moral Hazard) por alguns dias sobre o tema. Além disso, tenho feito várias observações aqui sobre o tema. Procure aí na caixa de buscas por “raiz unitária”. O debate, nos EUA, é bem mais rico do que aqui (basta acompanhar os blogs de acadêmicos de lá). Tem nosso PIB tal propriedade? Tentamos pensar sobre o tema, mas acho que o trabalho dele (citado aí em cima) parece ser o estudo mais atual sobre o problema. 

De qualquer forma, meus alunos de Econometria certamente ganharão muito se analisarem o problema. Eu, aliás, tenho pensado muito nisto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s