Uncategorized

Exercício de Macroeconomia

Pego carona na discussão do Caplan com Kling sobre a crise mundial em um arcabouço IS-LM (adequado para os EUA). Pergunta Kling:

The most important thing going on in financial markets right now is de-leveraging, which means that everybody wants to sell risky assets and buy U.S. Treasuries. Where do you stick that in the IS-LM framework? Treat it as an increase in liquidity preference and shift the LM curve? Treat it as a drop in animal spirits and shift the IS curve?

Primeiro, acho não dá para falar de IS-LM, mas sim do modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP). Concordo que não precisamos usar o IS-MP já que não há uma explícita adesão a um modelo de metas por parte do FED. Mas, posto isto, acho que Kling precisa de um pouco mais de ajuda. Na minha opinião, um pouco de Obstfeld & Rogoff talvez ajude. Nada como microfundamentos em um IS-LM aberto (ou fique com McCallum).

Se o objetivo é uma análise bem simples e didática, talvez eu seguisse a sugestão do Kling, mas tentaria algo mais completo, com o bom e velho Mundell-Fleming.

O que você acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s