Uncategorized

Uma senhora toma chá…

Ganhei ontem, da minha senhora, o “Uma senhora toma chá…  – como a estatística revolucionou a ciência no século XX” de David Salsburg. Comecei a ler apenas mas já dá para dizer que é um baita livro. Quem já conhece um pouco de Estatística e/ou Econometria (e afins: Cliometria, Antropometria, Biometria, Psicometria, Sociometria, etc) vai gostar.

Quem conhece pouco, pode ficar com a impressão de que Estatística é bacana, mas se limita a algumas contribuições de alguns grandes nomes. Creio que a boa leitura do livro desfaz esta errônea impressão rapidamente. Aliás, o prefácio em português – do próprio Salsburg – destaca alguns estatísticos brasileiros (como Pedro Morettin, conhecido dos estudantes sérios de finanças aplicadas) e mostra que a ciência, de modo geral, ganhou muito com a incorporação de métodos estatísticos. 

Sempre fui a favor do pluralismo. Mas, ao contrário da picaretolândia, não devemos apenas fazer pluralismo com os departamentos chefiados por “gente que tem a mesma ideologia que a gente”. Por isso, viva a Biologia, a Estatística, a Computação, a Matemática e todas as outras áreas que nos ajudam a avançar o debate científico.

p.s. Sabia que Carl Pearson trocou seu nome para Karl Pearson por conta de sua admiração por Karl Marx? Eis uma dica bacana para você decidir se compra ou não o livro. ^_^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s