Uncategorized

Sobre Keynes

Primeiro, o Google Chrome não abre o link por algum motivo maluco. Se você gosta da discussão sobre o que Keynes realmente queria (-poderia-pensou-refletiu-mas-não-escreveu) dizer, talvez seja um bom texto. Principalmente sobre a crise atual. 

Mas é como discutir o que Karl Marx ou David Ricardo queria dizer sobre a crise de hoje. Essencialmente, não queriam dizer nada pois nem sabiam de crise no século XXI. 

Os formuladores de política econômica atual podem até se dizer keynesianos ou qualquer outra coisa mas entre o que dizem e o que fazem vai uma grande diferença (ponto com o qual concordo em relação ao artigo citado). Contudo, se o que eles falam é menos importante, só podemos propor uma alternativa se observarmos os fundamentos do que realmente fazem. Não há como escapar: você tem que entender é de ciclos reais, expectativas racionais, etc.

p.s. na mesma linha de discussão sobre o que disse fulano ou beltrano, veja este. Para uma visão mais prospectiva sobre a crise atual, ver Acemoglu.

Anúncios

2 comentários em “Sobre Keynes

  1. Xará, eis um ponto interessante que você levantou: você não acha que muita coisa é dita em nome de certos autores, meramente transferindo para os dias – e a realidade – de hoje o que eles pensaram no passado quando o contexto era outro? Será que algum deles foi gênio o bastante para pensar em problemas que na época nem sequer sonhavam existir. Talvez sim, mas isso não requer análise e estudos que esses pensadores não podem mais fazer porque, bem, porque estão mortos? Cabe a esta geração que está aí fazer essa análise e não apenas aplicar cegamente idéias concebidas no passado, creio. Eu brinco dizendo que muita gente se descpcionaria com o que diriam seus gurus nos dias de hoje.

    1. Falou tudo! É o que eu sempre digo: saber o que o cara disse é bacana. Saber como usaram o que ele disse, idem. Mas morre aí. Nada disto ajuda a explicar, hummm…digamos…que tipo de política monetária deve o Banco Central adotar diante dos últimos dados. Simples, né? Mas haja gente que se irrite com isto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s