Uncategorized

Incentivos

Cristiano está chamando a atenção, já há alguns dias, para este incentivo proposto pela administração Obama diante da crise atual. Com sua licença, reproduzimos o trecho:

Já escrevi aqui sobre a idéia do limite de salários aos executivos do setor financeiro dos bancos que pegarem o dinheiro do contribuite americano emprestado. 

Algumas pessoas do setor acreditam que isso vai causar o chamado Brain Drain. Ou seja, uma fuga de cérebros dos bancos que receberem o dinheiro para os que não tomarem empréstimo do governo (Leia AQUI).

Bem, existem duas possibilidades. Primeira, esses caras apesar de serem os experts da área foram pegos de surpresa e o banco deles faliu. Segunda, esses caras não eram tão inteligentes assim e o banco acabou falindo.

Em ambos os casos eu perguntaria: Por que um banco que não precisa do dinheiro do governo demitiria um funcionário/executivo que conseguiu manter o banco equilibrado até agora para contratar um que era executivo de um banco que está mal das pernas?

Parece-me que a idéia do limite diz respeito ao fato de o banco usar dinheiro público. É o que entendo do trecho acima. Pode não funcionar? Pode. Penso um pouco no caso brasileiro. Muitos órgãos públicos funcionam mal e porcamente por conta dos incentivos que se baseiam na mesma justificativa. Salário de funcionário público, a priori, vem na divulgação do concurso e jamais ultrapassará certo teto. 

Isto, em si, já causaria o “brain drain”. 

Não sei bem se é o caso do que propõe a administração Obama, mas se for, há um sério risco de que o pior aconteça. Alguém tem mais detalhes sobre a proposta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s