Uncategorized

O produto potencial

Discutimos hoje, em sala, um pouco de econometria aplicada. O problema foi: “como se mede o produto potencial”? 

Gosto desta questão porque ela introduz o aluno no mundo real da econometria aplicada à macroeconomia com uma imensa riqueza de questões interessantes. Pois bem, vários alunos sugeriram que se medisse este importante conceito por meio de algum tipo de censo, a velha história do “vamos medir a capacidade instalada”. 

Fato é que o produto potencial é algo difícil de se medir – com aquela certeza que gostaríamos – mas não impossível. Meu ex-aluno Victor Tito fez isto em sua monografia de graduação e, claro, há muito o que se fazer nesta área se você gosta mais de econometria do que a média dos seus colegas inteligentes (e mais ainda do que o resto). Não é desencorajar, mas o tema é tão trabalhado que fica difícil dar uma resposta do tipo: “ah, é tranquilo, pesquisa aí que sai fácil, fácil…”. Não é.

Mas há que se pensar em novos métodos. Eu gosto, por exemplo, de abordagens como esta, da fronteira estocástica. Será que sai daí alguma medida de produto potencial? Sei não…mas lembre-se deste artigo que, creio, já citei aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s