Uncategorized

Curiosidades da História Econômica Brasileira

Você sabia…

  • que em 1917 o governo estabeleceu um teto para a taxa de juros de 6% ao ano?
  • que em 1933, a ditadura Vargas estabeleceu que o teto para a taxa de juros não poderia ser ultrapassado (e seria de 12% ao ano).

Ou seja, nem sempre seguimos uma ordem do tipo “múltiplos de cinco”. 

p.s. a pergunta é: por que era 6% ao ano, inicialmente? Com a palavra, os historiadores sérios de economia…

3 comentários em “Curiosidades da História Econômica Brasileira

  1. Meu chute. Já vi explicarem os 12% ao ano como 1% ao mês. (O que não faz sentido em termos de juros compostos, mas político é pior do que jornalista em se tratando de matemática.) Vai que os 6% ao ano fossem interpretados como 0,5% ao mês…

  2. Buenas o Alvará de 1757 baixa a taxa de juros de 6.25% para 5%. O mesmo documento informa que os homens de negócio da praça (leia-se Lisboa e RJ) cobravam, antes do Alvará, 1% ao mês! Esta taxa de juros perdura até o XIX. Alguém do Império pode continuar com a história da taxa de juros….

  3. Nem sempre é fácil saber o que se passa na cabeça de um político ao fazer uma lei, o que seria essencial para saber de onde tiraram esse valor. Talvez quisessem “relaxar” um pouco o Alvará de que o Fábio escreve. Alguém com acesso a jornais da época? Mas outro possível chute seria que o Brasil estava olhando para fora quando se decidiu por esse valor: segundo o NBER Macrohistory, as taxas de juros nos Estados Unidos, Alemanha e França estavam em torno de 5% a.a., chegando a quase 6% a.a. em alguns casos. Os governantes brasileiros sempre tiveram o hábito de ignorar as condições internas e fazer políticas baseadas no que vem de fora. Olhando para esses exemplos, um teto de 6% parece razoável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s