Review of Stephen Ziliak and Deirdre McCloskey’s The cult of statistical significance: how the standard error costs us jobs, justice, and lives [PDF]
Aris Spanos
Science is judgement, not only calculation: a reply to Aris Spanos’s review of The cult of statistical significance [PDF]
Stephen T. Ziliak and Deirdre N. McCloskey
Não é um journal que eu vá ler muito, mas estes dois artigos realmente valem a pena. Afinal, não é todo dia que você tem a chance de ler uma crítica à econometria realmente relevante – ao contrário da pterodoxia brasileira, que não sabe mesmo é fazer conta – McCloskey e Ziliak têm muito a dizer sobre estatística e econometria. Spanos, por sua vez, é o autor do assustador Statistical Foundations of Econometric Modelling que o Eduardo Pontual adorava usar em seu curso de Econometria I no Mestrado/Doutorado lá do PPGE.
Na minha opnião, Mcclosckey e Ziliak já saem perdendo quando partem para um argumento ad hominem ridículo, dizendo que fischer era a favor da eugenia. Do ponto de vista científica eu pergunta à macclosckey: e daí? Acho de profundo mau-caratismo e mau gosto criticar posições pessoais/políticas dos outros.
Depois eles partem para uma argumentação extremamente vazia, baseada em metáforas (se você ganha sua vida roubando bancos, é melhor parar, mesmo que não haja alternativa imediata), que é novamente ridículo e infrutífero.
Por fim, de novo na minha opnião, nem mesmo em termos filosóficos me parece que Mcclosckey e Ziliak têm razão…