Uncategorized

Rudimentos pré-cambrianos do raciocínio econômico do sr. da Silva

Finalmente o presidente tentou dizer algo sobre o funcionamento dos mercados. Como diria uma certa Marilena, quando o excelso operário abre a boca, tudo o mais perde a graça. Pois bem. Vejamos o que ele disse.

Para o presidente, a sociedade também tem instrumentos para combater a alta dos preços. “Na medida em que perceba que um determinado produto está subindo muito de preço, o povo precisa deixar de comprar aquele produto para que ele volte a um preço normal”, afirmou Lula no programa semanal de rádio “Café com o Presidente”.

O sr. da Silva começou bem. Primeiramente, caem por terra os argumentos típicos da mentalidade de muitos pterodoxos do partido do sr. da Silva (veja só, aí sim, PTerodoxos) de que microeconomia não é importante, mas sim a macroeconomia e, veja lá, só com uma oferta agregada paralela ao eixo do produto porque, afinal, inflação não é um problema.

Mas, como dizem, quem tem fome, tem pressa …e a pressa é inimiga da perfeição. Então, nosso presidente se refugiou nas primeiras páginas de algum livro-texto decente de economia (aqueles nos quais há mercados em equilíbrio). Falou da oferta e da demanda. Corretamente, percebeu que o problema está no preço de equilíbrio. Só escorregou em um detalhe: o impacto não é só função de deslocamentos das curvas, mas sim de deslocamentos sobre as curvas e, neste caso, o resultado pode ser cruel. Por que?

Porque existe a famigerada elasticidade-preço da demanda. Assim, ao sr. da Silva faltou apenas continuar sua leitura dos bons manuais. Ao menos um passo já foi dado. Vejamos se ele, com o mesmo esmero, lê algo sobre Escolha Pública e rent-seeking. Digo, lê e fala em seu programa no qual toma café com o ouvinte.

Avanços marginais nos tiram do pré-cambriano para o quase-cambriano. Manterei o radar em alerta.

p.s. o ghostwriter do líder máximo parece ter se tocado de que direitos de propriedade são importantes. Quase explicitamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s