Uncategorized

Falhas de governo

Matizes Escondidos me enviou genial dica de filmes e documentários. Eis um que desejo muito assistir:

I. Vila Submersa | Mizu Ni Natta Mura, Nobuo Onishi, Japão  2007, 92’
O documentarista filma uma vila inundada para a construção de uma hidroelétrica por quase duas décadas, em uma narrativa impactante que denuncia como burocratas japoneses são determinados a continuarem com seus planos ultrapassados e fora da realidade do povo.

Este filme deveria ser exibido em faculdades. Ele diz muito sobre como o otimismo de muita gente acerca da ação do governo deveria ser bem menos entusiasta. A reportagem da Veja – já acusada, entre os blogueiros admiradores dos ideais confessos (não necessariamente os verdadeiros) do sr. da Silva e seguidores, de ser uma revista “didireita” – mostra o quanto livros didáticos são usados, no Brasil, para avançar ideologias específicas, em detrimento do incentivo ao livre pensamento crítico. Isto ocorre aqui e no Japão também.

Governos são governos. Pode ser que acertem mais do que errem em alguns casos, mas sempre devemos nos perguntar se o resultado positivo não foi uma coincidência.

Por falar nisto, recebi os cartazes do concurso do IL-RJ – um povo que gosta de um tal “liberalismo”, muito pouco conhecido entre os meninos e meninas do Ensino Médio, como mostrado pela reportagem da Veja – e pedi que o divulgassem – há mais de duas semanas – por aqui, na faculdade. Vale a pena participar para conhecer mais do liberalismo. Saiba mais sobre ele antes de criticá-lo.

O liberalismo é a eterna crítica das falhas de governo, ou, como gostam alguns, a visão alternativa de soluções que geram prosperidade com mais liberdade para cada um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s