Uncategorized

Seminário de Economia Austríaca

Será que um dia teremos algo similar no Brasil? Eu gostaria de ver um seminário similar, mas que não tivesse o tom exegético que outras heterodoxias tupiniquins adoram. Algo mais sincero, cientificamente. Jovens austríacos têm tudo para fazer um seminário destes após seu doutoramento.

A propósito, o Juliano (Preço do Sistema, link fixo ao lado) tem feito um ótimo trabalho de reflexão sobre economia austríaca em seu blog.

3 comentários em “Seminário de Economia Austríaca

  1. Esse é avançado mesmo. Na América Latina, teremos um intensivo:

    http://www.hayek.org.ar/new/es/temp_destacados.php?idcontenido=610

    Some ao seminário que o Juliano Torres citou acima, já é alguma coisa. Mesmo. É só nos lembrarmos do cenário de dez anos atrás.

    Hoje os ortodoxos, cada vez mais, asseguram seu lugar ao sol na academia brasileira, acho eu, e os austríacos vão aparecendo aos poucos. As poucas matérias de economia que eu peguei na época da faculdade (só uma era obrigatória no meu curso), foram dadas por keynesianos. E os cursos de economia que fiz depois da faculdade só eram lecionados por heterodoxos. A minha percepção é que os ortodoxos têm relevância nas instituições nacionais, mas nunca topei com nenhum na academia ou em cursos independentes para o aprendizado de economia.

  2. Igor, a FIPE costuma fazer um curso de curta duração todo ano sobre Escola Austriaca. Acho que o Barbieri e um outro professor são realmente austríacos, os outros não parecem pelas publicações, mas já é alguma coisa. Lá eles focam mais na história da EA e mais recente apenas o Hayek. Mises, Rizzo, O’Driscoll, Vaughnn e etc ficam para escanteio.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s