Uncategorized

Governo causa inflação?

É o que diz a notícia.

A exigência do governo federal de elevar o percentual de biodiesel na mistura do diesel, em tempos de alta das commodities, fez com que o preço do combustível subisse 2,1% na bomba em julho, em comparação com o preço médio de maio.

O reajuste tem efeito cascata na inflação, porque provoca elevação dos custos do frete e dos produtos no atacado até chegar ao varejo. O setor de logística responde por 76% do consumo de diesel no país.

A infra-estrutura é sempre um problema. Já há 8 anos sabíamos disto. O que foi feito desde então? Não sei. Nem sei se o que foi feito o foi  sob um cálculo correto de custos e benefícios (esta é para os defensores da Lei Seca), mas eu sei de uma coisa: nesta aí em cima eles conseguiram: jogaram pressão nos índices de inflação. Seria bom termos um cálculo mais preciso do que estes do povo de logística, mas já dá para imaginar os “supostos” economistas e “supostos” jornalistas queimando o COPOM em óleo fervente enquanto sequer analisam medidas do governo (aquele pequeno e tímido ser que vive fora do Conselho Monetário Nacional) que pressionam os índices de inflação para cima.

Eis alguns bons motivos para se estudar este impacto da exigência criada pela administração da Silva: (a) quanto disto se traduz, isoladamente, em impacto no custo do frete (uma elasticidade já tá boa)? e (b) por que o governo tomou esta decisão? Aumentos de bem-estar para a sociedade ou interesses de grupos (inclusive da burocracia)?

Pode-se usar (a) e (b) para estudar a Lei Seca também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s