Uncategorized

Pesquisa..pesquisa….

Coincidência ou não, Diogo Costa colocou este texto de Peter Boettke no Ordem Livre. Digo isto pelo que tenho falado aqui e no próprio blog do Ordem Livre: sem pesquisa, o liberalismo brasileiro continuará a léguas (muitas léguas) atrás do mais bobo não-liberal. Estes, pelo menos, entendem que pesquisa é importante.

Creio que estamos – todos nós liberais – começando a perceber algo importante: a era da divulgação dos princípios (a louvável biblioteca editada pelo saudoso IL nos anos 80) terminou. É chegada a hora de dar o segundo passo, em direção à construção de uma tradição acadêmica séria.

Sim, tem gente que pensa apenas em artigos para jornais. Isto é importante, mas é apenas reprodução de conhecimento, não criação. Olhem lá, senhores liberais brasileiros, no texto de Boettke, o que ele fala sobre Hayek. Tudo bem que ele fale para economistas – ele é um de nós – mas você pode transportar isto tranquilamente para outras esferas do conhecimento.

O Ordem Livre e o Adolfo Sachsida têm feito algo realmente digno de admiração neste sentido, mas ainda falta muito chão. Liberal que não pesquisa é liberal dogmático e este, por sua vez, é tão imprestável quanto um não-liberal dogmático.

Já dei meu passo. Faça sua parte, liberal e, quem sabe, não melhoramos este país?

Um comentário em “Pesquisa..pesquisa….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s