Uncategorized

Outra boa crítica à lei seca

Adolfo Sachsida tem um bom ponto, bem normativo. Simples: você pode ter evidências de que a pena de morte aumenta a nota dos alunos em sala de aula. Logo, alguém, nesta versão caricatural, poderia dizer que seria ótimo para a sociedade a adoção desta pena.

É verdade, do ponto de vista puramente positivo (que é como fazemos as análises em economia). Mas quando você fala de economia política, é mais importante ainda discutir os efeitos de curto e longo prazo em equilíbrio parcial e geral destas políticas.

É possível, portanto, pensar em incentivos que, embora gerem incentivos draconianos no curto prazo, gerem uma sociedade prisioneira de pequenos grupos no longo prazo. Sem falar nas mudanças de preços relativos. Isto, em si, já é uma crítica suficientemente séria à nova lei.

Agora, se você ainda considerar a crítica do Adolfo, o problema só fica mais sério. Conclusão: não tem saída. Políticas públicas são complicadas demais para serem deixadas nas mãos dos administradores públicos. (provocação light ao Matizes).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s