Uncategorized

Democracias menos liberais são também as mais falidas? – Desigualdade de renda, liberdades e desenvolvimento econômico

Em prosseguimento ao nosso bate-papo, eis um texto pequeno de Gerald Scully sobre o tema. Em poucas palavras, o que ele faz é mostrar evidências de que países economicamente mais livres são também os menos desiguais. A teoria subjacente tem a ver com o estabelecimento de direitos de propriedade bem diferentes daqueles dos discursos bolivarianos (sejam eles brasileiros ou não). Como isto é possível?

Antes de perguntar ao seu professor, use os miolos para pensar na seguinte questão: diferentes estruturas de direitos de propriedade podem modificar o custo de oportunidade entre eficiência econômica e desigualdade de renda? Eis um resultado possível da adoção de distintas estruturas institucionais.

Se isto for correto – e eu acho que o leitor que acompanha este debate certamente pensa nisto como uma hipótese razoável – então temos que nos preocupar em entender melhor a questão da mudança institucional. Como se sabe, instituições possuem dois aspectos: formal e informal. Além disso, alguns autores têm encontrado evidências de que a parte informal (aquela mais complicada, que expressa aspectos fortemente culturais) pode ser a determinante no bom desempenho institucional dos países.

Como se sabe, cultura é algo dinâmico e difícil de se mensurar, quanto mais entender. Isto não impede, por exemplo, que toda a esquerda latino-americana venere quase religiosamente Antonio Gramsci por ter dito algo mais ou menos óbvio: ganhar a guerra cultural é importante. Os não-autoritários (liberais) do continente, embora tenham lido Ayn Rand (que, essencialmente, diz a mesma coisa que Gramsci), parecem ter perdido os primeiros 50 anos de batalha das idéias, mesmo com a óbvia (e ululante) evidência da queda do Muro de Berlin, no final do século XX.

Prosseguimos com o debate…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s