Uncategorized

Democracias menos liberais são também as mais falidas? – Paz e Liberdade Econômica

Nosso debate já segue há meses, não? Aqui outro índice – fortemente correlacionado com nosso conhecido failed states index – o de paz (global peace index) cuja edição saiu, se não me engano, esta semana. Não vou reforçar o que tenho dito, mas apenas deixar o gráfico para que os interessados reflitam sobre o tema.

Sociedades mais liberais (inclusive economicamnte) são as menos falidas (o Estado funciona), mais pacíficas (olha aí em cima), menos corruptas e as que mais crescem. Há uma questão metodológica importante sobre estes indicadores pois muitos destes “índices-síntese” englobam algumas variáveis importantes (endogenia) das análises tradicionais. Uma hora destas teremos que fazer uma síntese disto tudo, mas se você der uma olhada no livro do Adolfo Sachsida, terá boas pistas sobre as possíveis explicações para as correlações que tenho apresentado aqui.

Ah sim, por curiosidade, o empreendedorismo também tem uma relação positiva com a paz. Ou seja, sociedades mais empreendedoras também são as mais pacíficas. Fica faltando ver se esta paz e este empreendedorismo seguem incentivos que levam à estagnação (o Brasil é um país pacífico e cheio de empreendedores…mas com incentivos notoriamente a favor de atividades rent-seeking).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s