Uncategorized

Aborto e violência

Se o aborto já é praticado há anos no Brasil, será que realmente a tese de Levitt se aplica por aqui? Depois do escândalo da UnB eu tenho até receio em divulgar dados de pesquisas de lá, mas vamos supor que os pesquisadores não foram tolhidos em sua liberdade científica. Assim:

O trabalho, obtido pelo Estado com exclusividade, foi realizado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Estadual do Rio (UERJ) e tem apoio do Ministério da Saúde e financiamento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“Os dados mostram que não é a mulher considerada leviana que aborta. É uma mulher comum, que vive uma relação estável e que já tem um filho”, afirma uma das autoras do estudo, a antropóloga Débora Diniz, da UnB. “É depois de ser mãe, de saber o que é a maternidade, que ela decide com o parceiro pelo aborto. É uma decisão responsável e baseada na experiência”, complementa.

Débora explica que o objetivo da pesquisa foi justamente reunir todos os dados existentes sobre o aborto no Brasil, colhidos por pesquisadores das mais variadas vertentes, contrários e favoráveis à descriminação, para permitir que o tema seja debatido com base em fatos e não em suposições.

“Muita gente opina sobre o aborto sem ter dados, com base apenas em crenças morais ou opiniões pessoais. É comum ouvir dizer, por exemplo, que a mulher que aborta se arrepende e sofre de problemas mentais. Isso não foi encontrado em nenhuma pesquisa”, afirma.

Talvez o problema com a tese de Levitt, no Brasil, esteja na dificuldade que temos em isolar os efeitos do aborto entre as tais “mulheres levianas” e as outras, controlando por classe de renda. Dizem por aí que já há estudos sobre o tema o que me faz pensar sobre esta necessidade de se coletar dados. Se já fizeram estudos sobre o aborto e a violência no Brasil (e se não estamos a falar de proxies), então que novidades ou aperfeiçoamentos existem nestes dados novos?

Curioso mesmo estou é para ver o dito estudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s