Uncategorized

A economia política dos fundos públicos para pesquisa

Já falei sobre isto aqui, antes, em diálogo com o Adolfo Sachsida. As evidências de que há uso político de universidades por parte de partidos da esquerda brasileira (principalmente na era em que esta mesma esquerda só faz falar de Gramsci) não falseiam minha hipótese.

Muitas vezes ouço gente reclamar que faculdades privadas não recebem o mesmo tratamento por parte da FAPEMIG ou côngeneres (uso FAPEMIG apenas para destacar que são fontes públicas de recursos, não sei de nenhum caso concreto acerca disto, mas acho que cada estado tem sua FAPEXX, como São Paulo tem a FAPESP). Ao ouvir este tipo de queixa e ao ler a ponta do iceberg que é o escândalo da UnB, sinceramente, eu agradeço a Deus (você pode agradecer a Buda, ao materialismo histórico-dialético, ou à sua jabuticabeira, tanto faz) por não conseguir estes recursos.

No tempo do governo militar – sim, eu vivi sob uma parte deste período – o povo da esquerda tinha um discurso mais bonitinho, com sabor de honestidade intelectual. Naquele tempo, falava-se de um “governo” que “deveria preservar a liberdade intelectual dos pesquisadores”.

Isto, hoje, é chamado – entre a esquerda – de neopositivismo, ou de “bobagens de Popper” porque, supostamente (e ao contrário do que Bobbio tentou mostrar a este povo ignorante), nem tudo na vida é político e, claro, o fato de objeto e sujeito poderem se misturar, ainda assim não implica que a ciência deva ser feita sob esta norma. Há, no caso dos economistas, um artigo muito simples e esclarecedor sobre isto. Eu não me lembro se foi escrito por Robert Tollison ou Robert Ekelund (ou por ambos, o que, no caso, ocasionalmente ocorre), nem o nome do artigo. Infelizmente. Se eu o achar na papelada, um dia destes, cito-o de forma mais adequada. [claramente isto tornou metade do parágrafo um desafio e tanto para quem acha que a referência completa é obrigação “social” do blogueiro…]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s