Uncategorized

Precisa ir até Princeton para ouvir isto?

Scheinkman é, sem dúvida, um dos melhores economistas de sua geração. Um teórico de mão cheia. Agora, esta matéria com ele é cheia de obviedades e uma estranha estimativa. Muito economista bom deste país selvagem poderia ter dito o mesmo que ele (eu preferia entrevistar Scheinkman sobre suas geniais sacadas teóricas, muito mais relevantes do que sua descrição da conjuntura, mas vá lá…). Mas a jornalista preferiu perguntar em Princeton. Talvez ela não aguente mais as asneiras que ouve de “supostos” economistas nos jornais sertanejos (ou seja, brasileiros). Ou talvez não tenha ouvido os economistas sérios da selva (que los hay, los hay…).

Agora, só queria saber de onde saiu esta estimativa do crescimento da economia brasileira com a mundial.

O economista estimou que, “se a economia mundial cresce 1% a mais, o PIB brasileiro cresce cerca de 0,5% a mais”.

De onde saiu esta estimativa? Se alguém tier os dados da variável “economia mundial” para eu brincar como o Scheinkman, agradeço o envio do link ou da dica.

2 comentários em “Precisa ir até Princeton para ouvir isto?

  1. Shikida,

    O que a literatura faz, para este tipo de estimativa, é considerar a economia americana como proxy para “resto do mundo” (ver, por exemplo, Canova (JAE, 2005)). Entretanto, algo que poderia ser feito é usar a série de produção industrial de países industriais (o FMI tem uma série destas) para fazer a aproximação. Alternativamente, supondo que, no longo prazo, a razão importações/PIB é igual a 1, dá para usar as séries de importações mundiais do FMI. Entretanto, acho esta última alternativa um pouco pior.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s