Uncategorized

Custos e benefícios da educação

Ontem eu acabei de assistir uma novela interessante: “A ilha de Ruri” (Ruri no Shima). Obviamente, é bem diferente das novelas brasileiras ou americanas em diversos aspectos mas o drama é o mesmo de outros seriados japoneses. O mais interessante, talvez, seja pensar na questão que permeia as ações de todos os personagens da pequena ilha de Hatomi: manter a escola básica aberta, mesmo que importando crianças do resto do arquipélago.

Por que tanto desejo em educar crianças? Veja que a pergunta não é a do economista que, obviamente, sabe a importância de se investir em capital humano. Minha pergunta é: por que tanto descaso, entre tantos que mais precisam de ensino a respeito do mesmo, no país do PAC, da corrida eleitoral ilegal, das invasões ilegais de terra, da desigualdade de renda que é confundida com desigualdade racial, etc? Não se vê, por estas bandas, uma novela que mostre gente obstinada em colocar crianças na escola, não para doutriná-las e nem para transformá-las em bucha de canhões bolivarianos.

Se há uma diferença cultural, a mesma deve ser entendida além da baboseira do boteco. Trata-se de pensar como Tabellini (procure pelos últimos artigos de Guido Tabellini) e Roland Benabou. Chegou a hora de encararmos o desafio maior: entender, não apenas que instituições são boas para o desenvolvimento, mas também o que são estas instituições.

A despeito disto tudo, a novelinha de Ruri me agrada. Mas eu sou suspeito. Eu gosto de ouvir Richard Wagner, gosto de dramalhões japoneses e sou apaixonado por uma descendente do povo de Okinawa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s