Uncategorized

2+2 = 4

Juros e Inflação

Hoje o COPOM decide se aumenta a taxa de juros ou não. Se tivesse que apostar, apostaria que o COPOM vai elevar a taxa de juros em 0,25 pontos percentuais. Acredito ser essa uma decisão equivocada.

Tal como esse blog previu no ANO PASSADO, a inflação brasileira nesse ano iria aumentar. Motivo: o PAC, programa de aceleração do crescimento, promovido pelo PRÓPRIO governo brasileiro iria puxar a demanda agregada para cima e gerar inflação. Ou seja, a inflação brasileira esta sendo gerada pelo PRÓPRIO governo brasileiro. Ao invés de aumentar os juros, o governo federal deveria CORTAR gastos.

Aumentar os juros agora irá pressionar ainda mais as contas públicas. Isto é, a dívida pública irá aumentar tanto pelo fato do Estado brasileiro estar gastando mais como também por estar tendo que se financiar a uma taxa de juros mais elevada.

Entenderam a participação do Estado? Ele cria um programa para “ajudar” o crescimento, só que para isso ele pressiona a inflação para cima. Para reduzir a inflação o Estado aumenta os juros, o que afeta negativamente o investimento privado. No final do processo teremos mais investimentos públicos e menos investimentos privados. Ou seja, teremos mais Estado e menos iniciativa privada. Aí esta mais uma contribuição do Estado para seu bem-estar.

Análise perfeita do Adolfo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s