Uncategorized

Leitura recomendada

Várias vezes citei aqui este texto do Hayek. Com a biblioteca virtual do HACER, finalmente, tem-se o acesso ao texto, ainda que em espanhol. Recomendo-a principalmente para economistas porque muitos de nós, entre um e outro momento da vida, ficamos com aquela impressão de que economia é só matemática ou que economia é só verborragia e toda aquela história toda que discuti ontem no Ordem Livre.

Não sou professor de Filosofia ou de História do Pensamento Econômico, mas se fosse, certamente promoveria um debate somente sobre este texto, em sala de aula. Trata-se de um notável exemplo de como um economista pode pensar ser um liberal enquanto, na verdade, é quase um fascista/socialista…e vice-versa. Há muitas nuances nesta história de chamar alguém de “individualista”. Muita gente boa recebe péssima educação de doutrinadores escolares e, por falta de acesso a alternativas (e eles é que dizem que “um outro mundo é possível”…), perde-se em confusões das mais loucas.

Pois o texto de Hayek é um pingo de mel em meio a esta loucura. Trata de dois conceitos de individualismo, que ele chama de “falso” e “verdadeiro”, com muita propriedade. Se você gosta de ter uma opção de leitura para aquela viagem de ônibus ou para um intervalo entre as batalhas do seu dia-a-dia, eis um bom texto.

Após sua leitura, garanto, você repensará várias coisas que já ouviu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s