Uncategorized

Os “novos” ciclos austríacos

Ontem eu falava aqui dos ciclos austríacos e do problema teórico que é o que diz respeito à racionalidade dos empresários. Hoje eu leio que um importante economista do mais poderoso grupo de interesse industrial do país acha que, na verdade, o problema de racionalidade está com os consumidores.

Mais ou menos assim: se der problema, não foram os investidores que erraram nos planos de investimentos, mas sim os consumidores.

Isto sem falar daquela história – sempre indecisa quanto aos fundamentos teóricos e empíricos de suas alegadas premissas  – de que o Brasil está em processo de desindustrialização e, por isto, necessita de política industrial. Como a política industrial não é gratuita, provavelmente são os consumidores que, em boa parte, financiarão a dita cuja. O que nos leva a uma curiosa conclusão sobre onde é que estaria a origem da tal bolha de consumo: a falta de recursos devido à carga tributária elevada destinada a financiar os investimentos dos empresários que, se erram como dizem os austríacos, são supostamente “corrigidos” pela política industrial do governo.

Divertido isto.

Um comentário em “Os “novos” ciclos austríacos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s