Uncategorized

Democracias menos liberais são também as mais falidas – Por que liberdade é melhor para uma democracia? (continuação)

De nossa série de posts, mais um. Agora o assunto é liberdade de imprensa. Muita gente acha que existe uma incompatibilidade entre democracia e liberdade. Mais ou menos assim: “você abre mão de sua liberdade para ter mais democracia”.

A confusão, óbvia para mim, é que não se fala sobre que liberdade é esta. Em um regime liberal – até onde sei, só um anarquista me olharia feio – a liberdade é exercida com responsabilidade (senão, ora bolas, nem trocas existiriam!). Claro, se você gosta de abrir mão de sua liberdade (política? Econômica? De expressão?), eis aqui uma evidência empírica, pensando no direito do sujeito que fala esta besteira.

Os dados de liberdade de imprensa são da ONG (opa, ONG…quem gosta de ONG vai adorar isto) Repórteres Sem Fronteiras.

Resumo: o sujeito que afirma – erradamente – existir um trade-off entre liberdade de expressão e democracia só pode falar isto em um país de governo liberal. Em um país menos liberal (por exemplo: socialista), ele estaria na cadeia. Você pode pesquisar os posts anteriores e verificar o que acontece com a liberdade econômica ou com a liberdade política (pesquisa a coleção de links fixos ao lado).

Quer discutir o tema? Bem, fique à vontade e agradeça por viver em um país cujo governo respeita sua liberdade e não a pede em troca por democracia…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s