Uncategorized

Paridade do poder de compra

Outro dia eu fiz uma comparação entre Cuba e o Brasil e o Adolfo ficou bravo: “- Mas Shikida, que números são estes?”

Foi aí que ele resolveu fazer esta crítica ao conceito da paridade do poder de compra. Eu concordo com ele: devemos olhar os números com cautela. Por outro lado, dados da ditadura cubana (quem, no Brasil, gosta daquilo? Quem? Quem?) são difíceis de serem encontrados. Ainda mais os que ilustram aspectos econômicos (ou seja, de bem-estar) da ilhota. Assim, para falar um pouco da mediocridade econômica bolivariana (quem, no Brasil, gosta daquilo? Quem? Quem?), tive de usar os dados da Penn World Tables (nem vou dizer que este blog possui uma coluna de links fixos…).

Se Adolfo for levado a sério, meu artigo mostrará, tenho quase certeza, que anos de políticas econômicas baseadas (segundo os discursos oficiais) no marxismo (e, portanto, na “teoria” do valor-trabalho) levaram o povo a uma vida notavelmente péssima. Não adianta chorar: são os fatos.

Você sabe porque cubanos exilados no Brasil não criticam o regime cubano abertamente? Eu conheci um, há muito tempo. O homem temia pelas “rações” que a família recebia em Cuba. Gente simpática ao regime cubano (quem, no Brasil, gosta daquilo? Quem? Quem?) ajuda o (pouco investigado por nosso jornalismo investigativo) serviço secreto da família real “Castro” a denunciar todo cubano exilado que fala mal das calças do general Castro ou da política econômica de seus (desconhecidos) burocratas.

Por baixo da paridade do poder de compra, realmente, muita coisa existe. Muita coisa que nem sempre cheira bem…

Um comentário em “Paridade do poder de compra

  1. Disse tudo Shikida: o regime “democrático” cubano persegue as pessoas até em países estrangeiros… onde estão os nacionalistas para reclamarem que nossa soberania está sendo desrespeitada???

    Adolfo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s