mercados · microeconomia

Até os burocratas chineses entendem que…mercados funcionam

Não acredita? Pois então veja:

“Acredito que com o aumento da oferta no mercado seremos capazes de assegurar preços relativamente estáveis de produtos agrícolas”, afirmou Gao Hongbin em entrevista coletiva.

Então, supondo curvas bem-comportadas, um deslocamento da oferta para a direita diminui o preço relativo dos produtos agrícolas, certo? Eu sei, eu sei, o mundo pode não ser ergódico (ou é, sei lá), há a questão da mais-valia (que nunca foi e nunca poderá ser testada porque, sei lá, Karl Popper é feio), há a questão dos custos crescentes (a única coisa lida de Piero Sraffa além da famosa introdução à biografia de David Ricardo), há também o fato de que incerteza não é risco (embora isto não faça a menor diferença na hora do vamos-ver na mesa do Banco Central), etc.

Com todas estas “poderosas” críticas, ainda assim o burocrata chinês acredita no bom e velho funcionamento das curvas de oferta e demanda. Claro que ele pode errar porque sobreestima seu poder, como burocrata, de alterar a oferta de produtos agrícolas. Mas este erro não avaliza a choradeira citada no parágrafo acima que, aliás, é sempre usada para criticar…o bom funcionamento dos mercados.

Irônico, não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s