bolivarianismo · brasil · choques heterodoxos · hiperinflação · lula · socialismo real · Venezuela

Por que Chávez perdeu? É a economia, companheiro!

A pista é do Ângelo da CIA:

Eu posso falar de Hugo Chávez sim senhores! Aquele papo de “só pode falar dele quem tem propriedade ou experiência” não cola comigo porque as merdas dele respingam diretamente em mim, tenho muita propriedade. É por causa do caos em que ele mergulhou a Venezuela que tenho trabalhado muito nas últimas 6 semanas. E o caos deve continuar em altíssima tensão até o dia 1o de janeiro, ficando em alerta até o fim de abril. Sabem do que estou falando?
Muita gente não sabe até porque a nossa mídia até agora ignorou o assunto: A Venezuela, por causa de sua inflação galopante, cortará zeros de sua moeda! Lembram do Brasil antes da era Real, do Brasil inflacionário, das nossas trocas periódicas de moeda, de nossos economistas malucos e suas fórmulas exóticas? Então, a Venezuela está passando por isto.
Não foi à toa que dia desses Luiz Carlos Bresser Pereira saiu a dizer que há democracia sim na Venezuela e a cortejar Hugo Chávez. Bresser Pereira não é como Lula, uma metamorfose ambulante: Um cara que “enfrentou” com tanto insucesso a inflação brasileira no Governo Sarney tem mais é que defender as mesmas sandices na Venezuela.
Pois é isto que tem me tirado daqui deste front: A empresa para qual trabalho, assim como todas as grandes multinacionais com operações na Venezuela, está correndo contra o tempo para adaptar seus sistemas e processos a esta mudança cambial. A partir do dia primeiro de janeiro a Venezuela conviverá com duas moedas, o Bolívar e o Bolívar Fuerte, sendo que o Bolívar Fuerte se tornará a única moeda a partir de maio.

Algum analista político tocou no assunto nas últimas semanas? Não. Algum jornalista? Também não. Por que tanta distração quando parece óbvio e simples explicar que Chávez transformou a economia venezuelana no paraíso para experimentos com seres humanos (= planos heterodoxos)? Após a sequência Cruzado-Bresser-Collor-Verão, não seria fácil prever o que aconteceria lá?

p.s. o link do Bolívar Fuerte é por minha conta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s