ANAC · apagão aéreo · lula

Até um boliviano sabe a diferença entre selva e civilização

Eis um trecho de entrevista interessante sobre o – ainda muito pouco concorrencial – mercado de aviação civil brasileiro. Há o que se discutir sobre esta entrevista, mas é bom ver que a distinção entre selva (que inclui, sim, mineiros bairristas, Minas Gerais) e a civilização é conhecida por outros. Ironicamente, não é um brasileiro quemo diz.

Existe uma política de cobertura ao duopólio?

Existia até agora. Tenho certeza que o governo quer modificar isso aí. O caso BRA é mais um alerta para as autoridades de que é preciso se preocupar com o que o Brasil necessita e não com o que o duopólio quer.

E como modificar?

É só fazer com que o marco regulatório seja respeitado. Veja essa resolução do Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) com as restrições de vôos em Congonhas. Não estão respeitando, estão ignorando.

Mas a lei tem brechas, foi mal escrita.

Nos países civilizados, a Constituição tem uma folha só. Se as pessoas estão bem intencionadas, interpretam e fazem direito. Não existe inocência. Tenho certeza de que quando a nova diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) assumir, sob orientação do ministro Jobim, vai fazer com que as regras sejam respeitadas.

Depois volto a comentar o cartel mais bem protegido do Brasil. Por enquanto, fiquemos com a frase do boliviano que nos chamou – corretamente – de selva e sua – notável – política de elogios ao governo, o grande responsável pelo não cumprimento das leis e, também, grande detentor do poder de criá-las. Stigler, se vivo fosse, diria algo a respeito…

Um comentário em “Até um boliviano sabe a diferença entre selva e civilização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s