e-book · Sushi

Comentário que merece destaque

Sempre achei que houvesse um problema nas faculdades de economia: ou se ensina teorias pterodoxas (gostei do neologismo) ou se abusa da linguagem matemática sem se preocupar com o significado econômico das teorias. Enfim, parece faltar aquilo que Ronald Coase denunciava: uma pitada de realidade (aplicação empírica) nas teorias….Mas esses dois e-books começam a preencher o vácuo existente e revelar o potencial explicativo da teoria econômica convencional, usando casos do cotidiano. Como economia é a ciência do comportamento humano racional, projetos como esses estão fadados ao sucesso.Analyse this: Apenas como sugestão de reflexão usando os métodos de economia, é uma frase que vi pichada no viaduto da João Pessoa, perto da FCE-UFRGS: “Riqueza gera miséria”. Tem muita gente que acredita nisso, incluindo doutores em sociologia formados na França!
Esse pode iniciar uma nova série sobre crendices populares (ou uma atualização do Febeapá, com conteúdo teórico).Parabéns pela iniciativa!Ronald Hillbrecht

Que e-books são estes? Não me diga que ainda não sabe. Pois é. Ronald me deixa (e ao Adolfo) feliz(es). Foi um dos sujeitos que sempre falou contra o discurso pterodoxo. Dele guardei a famosa máxima (famosa?): “pode-se falar muita bobagem com verborragia ou com matemática”. O ponto é que discussão séria, boa, de qualidade reconhecida, é aquela que se dá sobre idéias. Agora, muita gente esconde sua falta de idéias sob o manto verborrágico ou com o mundo de Cantor, Hilbert, etc.

Mudando de assunto, curioso mesmo é que enviei, via intranet, um recado para os alunos hoje cedo deixando REGRAS e instruções importantes aqui. Os meninos se dizem dedicados, atentos e tudo o mais. Mas as estatísticas, infelizmente, não corroboram a hipótese de que falam a verdade. Vejamos os mais visitados, hoje, até este minuto:

Eis o e-book…dos provérbios    45
Programação de Novembro – “Cinemateca     19
Países periféricos exploram países ce    14
Receita para engordar    10
O que são movimentos sociais?    7
Sobre este blog    7
Aborto funciona?    5
Pensando um pouco sobre: “Déficit Nomin    4
Legendas para fotos que eu gostaria de f    4
O governo brasileiro é a favor dos spam    3

Opa, nada sobre “Música, economia e tudo o mais” que é o título do link indicado. Há quem diga que seja questão de inexperiência, mas existe aluno que faz esta matéria desde antes de minha chegada à mesma (estamos na segunda turma, é bom dizer). Eis uma boa estatística para se discutir.O mais irônico é que, como eu, os meninos são racionais: fogem da intranet já que a mesma tem apresentado problemas. Ao mesmo tempo, enquanto eu fujo para cá para facilitar-lhes a vida com recados, eles fogem para algum lugar remoto na internet que, realmente, não faço idéia de onde seja.

Um comentário em “Comentário que merece destaque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s