bolivarianismo · brasil · esquerda brasileira

Boa pergunta

Caso se indague àquele cantor do PMPB (Partido da Música Popular Brasileira) o que faz da VEJA uma publicação de “ultradireita”, ele não saberá responder. Tanto quanto a ultraesquerda ultrapassa, como é sabido, o limite legal para encetar as suas ações, seria forçoso que o “outro extremo” (a VEJA, Diogo, eu…) fizesse o mesmo. Mas o quê? Cadê a ação? Cadê a transgressão? Se existe uma direita extremista em atividade, é o caso de chamar a Polícia Federal, a Abin, sei lá eu, os órgãos de defesa do estado democrático. Trabalho em casa. Diogo também. A VEJA tem endereço conhecido. Os policiais morreriam de tédio. Num acampamento do MST, por sua vez, eles teriam dias bem mais animados.

Eis aí uma boa pergunta: por que será que atividades de campos de assentados deveriam ser menos visadas pela PF ou pela Abin do que a de um jornalista de endereço conhecido? Reinaldo Azevedo tem uma boa pergunta aqui. É a velha história da “esquerda-que-vê-Opus-Dei-até-embaixo-do-colchão” tentando desviar a atenção das pessoas.

Se direita extremista, no Brasil, fosse uma ameaça, não haveria partidos nazistas proibidos ao mesmo tempo em que partidos comunistas atuam na legalidade. Basta verificar as estatísticas. Che Guevara e Heinrich Himmler, ambos, tinham ideais e mataram por eles. Será que apenas uma motocicleta é capaz de diferenciar um selvagem de outro?

Um comentário em “Boa pergunta

  1. “Che Guevara e Heinrich Himmler, ambos, tinham ideais e mataram por eles”

    esta frase não é uma simplificação, digamos, radical? 😉

    o ideal guevarista (podemos chamar assim?) passava por ideais com forte cunho social (ainda que o comunismo tenha mostrado uma prática contrária) enquanto o nazismo era racista e anti-semita.

    não se trata meramente de uma motocicleta.

    atrocidades são cometidas em nome de praticamente todos os ideais existentes, e atrocidade nenhuma é justificável (nem a do jack bauer…), mas as diferenças entre os ideais em si é significativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s