Academia · pterodoxos

Mankiw sobre Markowitz e também sobre consultorias

Markowitz era um cara racional? Esta é a pergunta que você se faz após ler isto. Cuidado, contudo. Os pterodoxos adoram usar este tipo de história como justificativa para avançar sua agenda picaretética. Funciona mais ou menos assim: “se o fulano não faz o que sua própria teoria ensina, então a teoria não presta”. Claro, estes pterodoxos não agem de acordo com as próprias teorias (basta seguir um décimo da vida de qualquer um deles), mas adoram inverter a lógica.

Como fica Markowitz? Primeiro, suas teorias, de modo algum, esgotam o tema “Finanças”. O próprio desenvolvimento de modelos microeconômicos mais avançados que incorporam comportamentos, digamos, aberrantes, mostra isto. Em outras palavras, Markowitz também é um ser humano cujo comportamento pode, em determinadas situações, refletir alguns aspectos não contemplados nos modelos dos livros-texto de graduação (que muitos pterodoxos tomam como a última palavra na teoria econômica…quanta burrice….).

Dito isto, vamos ao outro bom texto do Mankiw, um sobre consultoria e ética. Aqui o ponto é mais simples ainda. Há lá um jornalista bravo que vem me falar que Milton Friedman tem uma mancha na carreira porque deu conselhos ao General Pinochet. Eu também não gosto do Pinochet (e nem do Che, do Fidel…sou coerente), mas o que dizer de Friedman? Ele também deu conselhos a oficiais do governo chinês. E aí? Por que a bronca apenas com os conselhos ao Pinochet? Mais uma vez, o problema é o cinismo de alguns: ajudar uma ditadura que use, “marketeira e intensamente”, a palavra “social” pode. Ajudar alguém que não gosta de comunista, não, não pode não.

Ou seja, falta ética aqui, mas não é em Friedman.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s