Academia

Existe trade-off entre bem-estar e desigualdade?

Saiu o último número da Revista de Economia e Administração. Eu, Ari e Rodrigo (nosso ex-aluno) estamos lá.

Existe trade-off entre bem-estar e desigualdade? Um estudo de caso com municípios mineiros

Claudio D. Shikida
Rodrigo Silésio de Araújo Milton
Ari Francisco Araujo Jr.

Resumo
O artigo busca verificar a existência de trade-off entre políticas municipais voltadas para o bem-estar e desigualdade através do uso de programação linear, método conhecido como DEA (Data Envelopment Analysis) ou “Análise por Envoltória de Dados”. A análise foi feita num corte transversal com dados de 2000 e, para levar em conta especificidades regionais, foram consideradas as diferentes regiões de planejamento do estado, resultando na construção de dez fronteiras estocásticas de bem-estar (cuja proxy foi o IDHm) e dez fronteiras para a igualdade (cuja proxy foi construída a partir do índice de Gini). Os resultados sugerem a existência de trade-off.

Muitos leitores talvez não saibam o que é um periódico científico, mas acho que a melhor forma de aprender a respeito é prestar mais atenção ao que é ou não “científico”. É engraçado como muitos alunos de graduação não fazem idéia do que seja uma revista como esta (tem gente que só falta chamar Valor Econômico de Revista Brasileira de Econometria), são apresentadas às mesmas e…continuam sem entender. De qualquer forma, o importante é que o artigo foi publicado e temos algo a dizer sobre um ponto bem relevante da economia política brasileira. Que venham as críticas, sugestões e comentários, claro.

Um bom exercício para um aluno de Economia é replicar o que foi feito para amostras de outros estados (ou meso/micro-regiões).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s