Economia do Crime

Como pensam os ladrões?

É a própria polícia quem diz: “incentivos importam”. Trecho:

Existem apenas pequenas diferenças regionais quando se faz um trabalho comparativo, segundo Bondaruk. Mas, na estratégia de delito, quando se analisa também aspectos comportamentais dos criminosos, ele afirma que, até agora, não encontrou nada de novo. “A cabeça do bandido é mais ou menos a mesma. E segue uma regra básica: a lei do menor esforço.”

Quanto tempo e dinheiro teria sido poupado se, há anos, as pessoas parassem de reclamar dos economistas e lessem mais o que eles escrevem, notadamente, Gary Becker. Bom, o pessoal desta pesquisa foi na direção correta. Vejamos mais detalhes da pesquisa:

Para garantir o caráter científico, dos mil questionários aplicados, apenas 287 foram considerados. “A colaboração voluntária era uma garantia para evitar invenção de dados”, explica Bondaruk.

O resultado da pesquisa prova, segundo o tenente-coronel, o que há muito tempo é estudado no Exterior, mas que ainda é pouco conhecido no Brasil: fatores ambientais exercem influência direta na segurança pública. Além disso, as primeiras análises demonstram que as informações coletadas têm caráter universal, ou seja, são semelhantes e aplicáveis em qualquer município.

Finalmente, o que a pesquisa tem de recomendações normativas?

Casa com muro é o alvo preferido dos bandidos. A sensação de segurança que o proprietário busca ao erguer uma muralha reverte em favor do ladrão na hora do assalto: serve de esconderijo, pois impede a visão de quem está do lado de fora. A informação é daqueles que mais entendem do assunto: os próprios assaltantes.

Ok, minha única dúvida: como é tratado o viés potencial derivado do fato de o próprio assaltante responder aos questionários? Provavelmente a resposta está na lei dos grandes números, mas, pela primeira vez, eu vejo uma reportagem citar uma pesquisa e se preocupar com falar de sua seriedade citando dados da amostra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s