Uncategorized

História do Inflacionismo Brasileiro

A expressão correção monetária provinha da Lei n.3.470/58, do governo Kubitschek, a qual automatizara a reavaliação anual do ativo imobilizado das empresas de acordo com coeficientes publicados pelo Conselho Nacional de Economia. [Simonsen, M.H. “30 Anos de Indexação, FGV Editora, 1995, p.3]

O governo militar usou um bocado o mecanismo. Mas quem inventou… 🙂

E a genialidade de Simonsen, na p.5:

“Entusiasmado com o milagre brasileiro, Milton Friedman chegou a propor uma tese ousada: a indexação salarial, ao contrário do que se pensava, facilitaria o combate à inflação. A tese continha um erro de especificação, mas conquistou inúmeros adeptos por causa do prestígio de seu autor”.

Veja como é importante para um economista reconhecido ter cuidado com o que fala, ao invés de sair por aí dando entrevistas sobre tudo e todos. Um erro de especificação e muita gente começa a fazer aquelas críticas pterodoxas do tipo: “se errou um, errou todos (menos se for pterodoxo)”.

Claudio

4 comentários em “História do Inflacionismo Brasileiro

  1. Numa questão tangencialmente relacionada, no “lives of the laureates”, um deles (acho que o Robert Lucas) diz que a maior surpresa depois de ganhar o Nobel — e virar, aos olhos do mundo em geral, uma “sumidade” — é como ele passa a receber ligações da imprensa para dar declarações sobre o que quer que seja.

    Pelo menos ele tem a serenidade de se dizer incapaz de falar sobre elas… a tentação deve ser realmente grande, como Stiglitz e Phelps, para ficar em dois exemplos recentes, ilustram tão bem…

  2. Simonsen nunca foi um liberal. Quando ministro acreditava que uma canetada resolvia o problema da inflacao, do reajuste salarial, enfim de tudo. Simonsen tinha o perfil adequado para ser ministro num regime comunista. Quando ja em idade avancada, afirmou com todas as letras que Hayek nao poderia ser levado a serio numa economia moderna.

  3. Simonsen nunca foi um liberal. Quando ministro acreditava que uma canetada resolvia o problema da inflacao, do reajuste salarial, enfim de tudo. Simonsen tinha o perfil adequado para ser ministro num regime comunista. Quando ja em idade avancada, afirmou com todas as letras que Hayek nao poderia ser levado a serio numa economia moderna.

  4. Simonsen nunca foi um liberal. Quando ministro acreditava que uma canetada resolvia o problema da inflacao, do reajuste salarial, enfim de tudo. Simonsen tinha o perfil adequado para ser ministro num regime comunista. Quando ja em idade avancada, afirmou com todas as letras que Hayek nao poderia ser levado a serio numa economia moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s