Uncategorized

Blogosfera x Jornalismo

Leo não pensou no título deste “post” quando escreveu sobre o erro do jornalista da Times sobre a antropometria.

Como eu disse, este é o tipo de reação positiva que gosto de ver à campanha do Estadão (repito, o único jornal que consigo ler nesta selva). Nada de reclamar de campanha alheia, nada de chorar pelo direito de escrever algo de pior qualidade e ser reconhecido como gênio da raça. Não, não.

Charles Pilger, o meu xará e Leo são bons exemplos do que eu acho ser uma atitude positiva da blogosfera.

É engraçado, mas os blogueiros que estão bravos com o jornal nunca param para pensar que, há anos, fazem exatamente o oposto, criticando jornais ou mesmo, em alguns casos, arrogando-se o direito de estarem mais certos do que os mesmos, sempre.

A campanha que o xará divulgou foi ao ponto: jornalista marrom, comprado e picareta não faltam. Mas isto não quer dizer que a blogosfera é feita de santos (sem falar dos ex-empregados de jornal que criam seus blogs e continuam a falar asneiras).

Gostei do que o Leo fez (mostrou que o conhecimento científico pode, sim, ser mal interpretado e divulgado por jornalistas) e também do que o Charles e o xará fizeram (mostraram que não somos perfeitos, mas eles também não). E, reitero: não comecem com esta choradeira. Blogueiros falam mal de jornal há anos e, portanto, não têm o direito de, subitamente, irritarem-se com uma campanha de um jornal. Lembre-se: algum jornalista sério, algum dia, já entrou pelo cano por causa de textos errados escritos por algum blogueiro.

Claudio

3 comentários em “Blogosfera x Jornalismo

  1. Para mim, essa briga do Estadão é meio nonsense. Agora mesmo estava lendo um artigo da The Economist – na minha opinião, uma das melhores revistas semanais que já li – tratando exatamente de argumentos econômicos do Dani Rodrick, com direito à refutações citadas no Marginal Revolutiion, outro blog excelente.

    O Estadão faria um belo favor a ele mesmo se traduzisse alguns blogs.

  2. eu concordo com voce que o estadao ganharia mais com isso, mas mantenho minha posicao , digamos, intermediaria , nesta briga…

  3. Um outro detalhe: já repararam que jornalistas que mantêm blogs raramente citam outros blogs (a não ser quando o outro blog pertence ao mesmo portal)? Por exemplo, são raras as vezes (na verdade eu não lembro de ter visto mas não quis ser tão radical) que eu vi o Reinaldo Azevedo fazer referência a um blog no blog dele. Ele nunca cita os sites que serviram de fonte para seus comentários. Mas concordo com o xará: o Estadão tem o direito de criticar os blogueiros assim como nós passamos o dia a pegar no pé dos jornais. Só creio que a vantagem que eles têm sobre a blogosfera não é na credibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s