Humor

Método de ensino (muito mais revolucionário do que o daquele consultor que faturou uma grana com você a troco de …)

Bem-vindo ao meu mundo, o mundo do ensino de Economia. Ao contrário desta penca de consultores picaretas que abundam por aí, meus conselhos são gratuitos (mais ou menos, você gastou algum tempo lendo isto aqui…para saber mais, aguarde meu livro “Tire a mão da minha lingüiça – um guia para CEO’s com déficit de atenção” (r)).

Bom, um método experimental interessante é este: fazer os alunos escreverem haikus sobre economia. Estudos (quais?) demonstram (como?) que este método pode (pode?) ser bem divertido (para o professor) e para os alunos (até a hora da prova).

De qualquer forma, acho que o valor pedagógico disto é muito baixo. Mas há bons efeitos colaterais: (i) o aluno se diverte (e isto aumenta a avaliação do professor como “um cara legal”); (ii) o professor se diverte, (iii) haiku é poesia e poesia é “bacana” (ajuda a ganhar mulher, se bem que neste caso…), (iv) a turma pode publicar uma pequena coletânea no dia da formatura (ou ler os haikus, para orgulho (?) dos seus pais).

Ok, eu vou ser sincero. Acho que não se aprende muito com isto, mas há um ponto positivo: o sujeito aprende a raciocinar (haiku tem regra, né? Não é igual a poesia da namorada no seu diário, aos 12 anos, sobre o terrível coleguinha de 13 anos que bola não lhe dá), sujeito que faz poesia com o que aprende, no mínimo, passa a gostar um pouco mais do curso que escolheu, por vontade própria, cursar por uns 5 anos de sua vida (isto dá meia década! Meia década, cara! É tempo pacas!).

Claudio
p.s. isto aqui também é genial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s