Uncategorized

O primeiro economista brasileiro

Disse o sábio Leo Monasterio em 2004:

O Novo Dia do Economista

No blog economiaeverywhere, chegamos à conclusão que comemorar o dia do economista em 13 de Agosto não está muito de acordo com a nossa profissão. Afinal, essa foi apenas a data que a profissão foi regulamentada no Brasil.

Surgiu, então, a idéia de uma outra data: 9 de Março. Foi nesse dia, em 1776, que saiu a primeira edição da Riqueza das Nações do Adam Smith.

Eu não sei vocês, mas, a partir de agora, eu vou comemorar a data em março. O cardápio do jantar de comemoração será fruto do interesse próprio e não da benevolência: sanduíches de pernil e cerveja na hora do jantar. 😉

(Outra coisa: chegamos ao centésimo post do blog)

Bem, eu procurei este “post” do Leo por muito tempo porque queria reter a data. Mas eis que o marxista Heitor Ferreira Lima, que acabo de citar, em outro livro da coleção Brasiliana (História do Pensamento Econômico no Brasil, 1976), nos dá outras opções.

Segundo ele, José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho teria sido nosso primeiro economista. Heitor diz que nasceu em 1743 e morreu em 1821. Na Wikipedia fala-se de 08.11.1742/12.11.1821.

Alguém tem outra sugestão para uma data que não seja poluída pelo oficialismo burocrático?

Claudio

2 comentários em “O primeiro economista brasileiro

  1. Eu sou a favor do 13 de agosto, ainda mais quando cai nas sextas-feiras: sexta 13 (dia do azar), do tenebroso “Mês do Cachorro Louco”. Bem apropriado para algumas almas pterodoxas que pagam em dia o Cofecon para poderem se intitular “economistas” no Brasil.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s