Uncategorized

Coase no XXI

Aproveito para fazer um gancho com o que disse o Fábio.

A Justiça norte-americana obrigou a Linden Lab, empresa que desenvolve o mundo virtual do Second Life, a revelar o nome real do avatar Volkov Catteneo. Ele está sendo processado por outro avatar, Stroker Serpentine, por infringir a lei de direitos autorais.

(…)

Não há tribunais ou legislação específica no metaverso. A única punição prevista é a expulsão do jogo de avatares que promovam baderna, ou “griefers”.

A pergunta é: por que os dois não tentaram um acordo? Veja, só há dois participantes (custo de transação baixíssimo) e não há justiça pública. Ou será que tentaram e não conseguiram?

Claudio

2 comentários em “Coase no XXI

  1. Tentar eles tentaram, mas o Volkov não quis cooperar. Afirmou que o Second Life permite o anonimato e que assim, nunca seria pego.. enfim… lugares aparentemente sem leis, aparecem essas beldades.

  2. Na minha interpretacao do teorema de coase, eh importante vc definir a alocacao dos direitos de propriedade (qualquer que seja ela) para que a transacao se faca. Ou seja, essa alocacao inicial serah irrelevante para a situacao final, mas eh importante para as 2 partes envolvidas. O que eles terao indo a justica eh numa alocacao inicial para entao poderem negociar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s