Libertários

Liberal e Libertário

Um comentário surgido em algum dos “posts” abaixo me faz uma pergunta direta: qual a diferença entre liberal e libertário?

Basicamente, liberal é o nome original do povo que hoje é – erroneamente – chamado de neoliberal. Gente que acredita em liberdade não apenas individual, mas econômica. Original, digo, porque europeu.

Nos EUA, no início, a terminologia era a mesma. Ao longo do tempo, contudo, o termo liberal passou a dizer respeito aos social-democratas (o povo do partido democrata norte-americano). E os liberais passaram a a se auto-denominar libertários.

Claro que existem vários libertários diferentes. Gente como Hayek, eu diria, é um “liberal clássico” (ou um “libertário“). Mas há os anarco-capitalistas austríacos (Rothbard e a patota do Mises Institute), os anarco-capitalistas não-necessariamente-austríacos (David Friedman, filho do libertário Milton), os objetivistas (este é um povo que segue as idéias de Ayn Rand com um certo fervor que, creio, é desnecessário) e outros.

Se você está na Europa, o termo é “liberal”. Se está nos EUA, “libertário”.

Agora, “neoliberal” é um termo que, sinceramente, não me diz muita coisa. Acho que o pessoal gosta de se referir ao “Consenso de Washington” como algo “neoliberal”. Mas o Consenso não passa de um receituário (por sinal, interessante) que envolve, sim, um papel para o governo mais forte do que aceitaria um Hayek, um Friedman (ou, menos ainda, um David Friedman).

Mais ou menos, é isto. Será que expliquei razoavelmente bem?

Claudio
p.s. um “conservador”, por exemplo, talvez seja um bom neoliberal, mas não necessariamente um libertário. Exemplo rápido: um sujeito pró-mercado mas que defende proibições a certas formas de sexo é um conservador. Hayek tem um texto bom sobre isto que foi publicado em português há anos e se chama “Porque não sou um conservador”.

2 comentários em “Liberal e Libertário

  1. Muito obrigado,tirou uma grande dúvida,e parabéns pelo blog, que é uma grande fonte de informação para nós estudantes.

  2. Em teoria, você tem razão. Na prática, contudo, parece existir uma diferença na ênfase dada por liberais clássicos e libertários em relação a uma série de problemas.

    Não vou me alongar aqui sobre estas questões, mas este artigo esclarece algumas destas divergências:

    http://www.mises.org/story/2602

    Já discuti algumas vezes com um amigo meu se existe diferença entre libertários e liberais. Talvez quando retomar o blog eu escreva algo a respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s