Uncategorized

Selva versus Civilização

A desmilitarização do controle aéreo exigiu que países como a Itália regulamentassem o direito de greve nos serviços essenciais. Ao contrário dos Estados Unidos, onde os trabalhadores do setor são proibidos pelo contrato de trabalho de fazer greve, na Itália as paralisações são legais, mas devem obedecer a normas rígidas.

Essa foi a saída para impedir que passageiros fossem pegos de surpresa, provocando caos e prejuízos.

Ah, claro. Alguém pode perguntar: “Claudio, você não mostrou como os trabalhadores do setor fazem greve no mundo socialista (Venezuela, Bolívia, Cuba, Coréia do Norte e a parcela progressista do PSDB, PMDB, PT, CNBB, MST, etc.)”.

É verdade.

Levando em conta o paradigmático exemplo de Cuba, temos a inexistência de greves no país. Um verdadeiro paraíso para os sindicalistas de esquerda que andaram aparecendo durante esta crise em apoio à greve dos controladores.

Aliás, o direito à greve não aparece na Constituição cubana (deve estar em alguma outra lei). Digo, se você ler alguns trechos, ele até quase aparece, mas ligado ao fim supremo do socialismo (o que, para bom entendedor que vive sob uma ditadura, meia palavra basta).

As diferenças com relação aos EUA? Obviamente muitas. Nos EUA é um contrato de trabalho (instrumento de dominação capitalista, burguês e imperialista), ou seja, o sujeito que escolhe seguir a profissão sabe as condições que encontrará. O mercado de trabalho em Cuba ou nos EUA diz respeito a coisas bem diferentes como, aliás, o próprio governo de Cuba (e seus aliados brasileiros) declara(m).

Claudio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s