Uncategorized

Debates?

Em quase todos os países, sobretudo nos de forte tradição intelectual, são comuns os debates de idéias, seja em eventos acadêmicos, como seminários e colóquios temáticos, seja nas páginas de publicações especializadas, como as revistas de cunho científico, seja ainda por meio da grande imprensa. É nessas disputas, querelas, controvérsias ou polêmicas que o público, tanto o perito quanto o leigo, fica informado do conteúdo das idéias em debate bem como sobre a posição dos respectivos contendores ou participantes do exercício.

No Brasil, esse tipo de atividade intelectual parece ser raro, senão inexistente. Não me consta que as revistas acadêmicas mantenham seções de “disputas intelectuais” ou de confrontação de opiniões divergentes. Apenas um dos jornais diários, da capital paulista, mantém uma seção regular de “debate e opinião”, mas ele o faz de uma forma desnecessariamente maniqueista. O objetivo é sempre o de responder a uma determinada questão, colocada pelo próprio jornal, que então procura algum político ou acadêmico que responda pelo “sim” e um outro pelo “não”. Parece claro, entretanto, que o amplo leque de aspectos envolvidos em determinados problemas, geralmente complexos, nem sempre permite responder de modo afirmativo, positiva ou negativamente, à pergunta colocada.

O método é discutível porque o único objetivo é confrontar duas posições, organizadas de forma dicotômica, sem que haja, depois, tentativa de síntese ou a conjugação das propostas apresentadas com vistas a solucionar o problema. Ora, em toda questão de interesse relevante, para a qual se busca uma solução equilibrada, sempre existem aspectos contraditórios que devem ser ponderados em função de um cálculo do menor custo e da maximização de resultados sociais, não em função de uma separação estrita, tipo contra ou a favor, de “soluções” alternativas.

Claudio

Um comentário em “Debates?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s