Uncategorized

Sou da paz (mas não me provoque)

O jornal “O Estado de São Paulo” está com uma série de reportagens sobre a violência no Brasil. Pode ser uma boa fonte de inspiração para pesquisas…

Claudio
UPDATE: veja o comentário do Leo (o fundador deste blog, junto comigo, atualmente licenciado) antes de ir ao link.

Anúncios

2 comentários em “Sou da paz (mas não me provoque)

  1. Dúvida estranha: será que uma quantidade excessiva de leis, que ocupam a força de repressão do Estado com outros crimes que não os clássicos(roubo, homícidio, seqüestro, estupro,etc)não estaria encarecendo o custo de resolver crimes?

    Supondo constantes: o número de policiais(ou pelo menos proporcionalmente constante em relação à população), o número de horas trabalhadas, a produtividade do seu trabalho(número de crimes resolvidos por horas de trabalho). O número de ações potencialmente criminosas aumenta com a criação de novas leis, demandando mais horas de trabalho para resolvê-los.

    Mas não só: quanto mais distante a resolução de um crime se encontra de sua realização, mais custoso se torna resolvê-lo. Em alguns casos, até mesmo impossível.

  2. Alguem tem que ensinar para os jornalistas (e o sociologo autor do estudo) o que eh heterocedasticidade. Se nao ensinarem, eles vao continuar ficando surpresos com o fato de sao sempre os municipios com pouca populacao que tem taxas mais altas de qq coisa. Eles esquecem de dizer que os municipios pequenos sao tb os menos violentos. Como o denominador varia entre 3 mil e mihoes, essas coisas esquisitas acontecem…Se rolar uma briga no bailao, o municipio vira o lugar mais violento do mundo.

    “Apesar dessas regiões ainda estarem entre as mais violentas do País, em vários casos perdem para municípios pequenos que, aparentemente, não teriam razões para tantas mortes. É o caso de Colniza e boa parte dos 10 municípios mais violentos do País. Nessa lista não está nenhuma capital e, entre os 10, apenas Serra (ES) e Ilha de Itamaracá (PE) figuram em áreas metropolitanas.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s