Uncategorized

Oferta de trabalho – aula para economistas

“O que é o que é? Tem nariz de heterodoxo, rabo de heterodoxo, cara de heterodoxo, fala como heterodoxo, pensa como heterodoxo, mas só o mercado que acha que é ortodoxo?”

Como sabem os estudantes da “economia ortodoxa”, a oferta de trabalho é função do salário real. Posto isto, temos a charada (excelente, por sinal) acima lançada pelo Duke o Hazard.

A resposta da charada (já sabida) é que um economista da FGV-SP (Mantega) indicou outro economista da FGV-SP (PNB Jr) para o cargo. Até aí, nada demais. O engraçado é que dado tudo o que o PNBJr escreve e divulga, é como se colocássemos Chàvez como assessor de Bush.

Os boatos na blogosfera são de que ele ganhará US$ 20 mil mensais, embora eu não tenha o dado correto (a página do FMI não tem dados sobre o salário nem dos contratados, nem dos indicados por presidentes dos países-membros).

Mas aí vai o teste simples de economia “ortodoxa”: compare o salário atual (FGV-SP) e o do FMI que o indicado ganhará. Se ele aceitar o emprego, ceteris paribus, então podemos pensar que sua preferência revelada é bem diferente da propagada função utilidade do dito cujo…irônico.

Claudio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s