Uncategorized

Os exportadores reclamam (claro), mas meu bolso agradece…mesmo?

Eis a notícia.

A inflação brasileira está em níveis baixíssimos e o câmbio fraco tem sido determinante para isso. Pela primeira vez desde o início da estabilização monetária – em 1994, com o Plano Real – a taxa mensal ficou abaixo de 0,5% por 12 meses consecutivos. Cálculo da Universidade Federal do Rio (UFRJ) mostra que, não fosse a valorização do real em 2006, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano, que foi de 3,4%, teria ficado entre 4,4% e 5%.

A estimativa foi feita pelo especialista em inflação da UFRJ, Carlos Thadeu de Freitas Filho. Ele explicou que apenas a valorização do real nas últimas semanas já foi suficiente para motivar revisões da inflação prevista para o ano, de 3,8% para 3,65%.

Eu pergunto a você, que já estudou econometria: concorda com o que foi dito? Não? Qual o impacto do câmbio sobre a inflação de um país? Ou de muitos países? Ou de uma amostra de países selvagens (América do Sul bolivariana)? Ou só do Brasil, após o Plano Real? Ou só do Brasil, antes e após o Plano Real?

Como? Não tem tema para monografia? Nunca ouviu falar de Macroeconomia Aberta no seu curso? Como é? Além disso, Papai Noel existe?

Claudio

Um comentário em “Os exportadores reclamam (claro), mas meu bolso agradece…mesmo?

  1. Eh.. realmente um tema muito interessante…
    mas concordo plenamente que a taxa de juros eh influenciada pelo cambio… nakele “modelinho” que fiz, pelo menos, pareceu isso…
    vamos ver se consigo depois aprimorá-lo e abrangir o impacto para países latinos… ou com metas de inflação… daria um bom artigo/estudo…

    e estou de volta depois de um carnaval “barulhento”…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s